Coisas estranhas, coisas assustadoras que o povo conta de Campanha não tem limites. Hoje vamos conhecer as possíveis "curvas" assombradas da região rural da cidade. Ainda na Avenida 2 de Outubro, essa semana conhecemos a Curva do Bananal ou "Bananá" e a curva do Óleo. São bem próximas e são bem conhecidas por quem tem o costume de frequentar a barragem. A primeira curva é a curva do óleo. Com uma árvore antiga, que é conhecida pelos moradores por abrigar a lenda da "alma do seu Joaquim do Óleo".
Conhecida Curva do Óleo pelos moradores locais.
Dizem que espíritos ruins se escondem atrás das árvores para seguir quem por ali passa. As pessoas que conversamos, sobre a curva dizem que nunca viram nada, mas sempre ouvia um pai, tio ou amigo relatar ocorridos sobrenaturais aí. Segundo a lenda, quem passa numa determinada hora consegue sentir um frio percorrer o corpo, o que muitos dizem ser a presença de seres de outro mundo. Foram poucos os relatos sobre a curva do óleo, não sabemos ao certo quem era seu Joaquim do Óleo caso seja algo que nos interesse logo postaremos.
![]() |
| Curva do Bananal (Bananá) |
A conhecida curva do "Bananá" é uma bela mistura entre beleza natural, calmaria e assombração. Conhecida por manifestações desde poltergeist até fantasma de animais. Não tem nada de anormal, até encontramos com um senhor que confirmou o que procurávamos. Ele mesmo nunca viu nada, mas sempre ouvia que alguma força de outro mundo costumava empurrar coisas. Outro dia postamos sobre a 'bola de fogo' que perseguiu um carro nas proximidades da curva o que confirma a fama de assombrado do lugar.
"Eu mesmo nunca vi nada, mas conheço uma mulher que ia até a cidade pela manhã vender leite que sentiu alguma coisa empurrar sua bicicleta". Disse o senhorzinho.
Um garoto também sentiu algo empurrar sua bicicleta uma vez, segundo ele, algo tentou jogá-lo para fora da estrada, mas conseguiu sair bem da situação. Além do Poltergeist, a curva também é conhecida pelo fantasma cachorro que sobe na garupa das bicicletas. O que conseguimos sobre essa lenda, é que um cão muito preto costuma subir na bicicleta de quem passa no "Bananá" meia noite; o animal desaparece assim que chega no final da curva.
Enfim, as lendas estão vivas, quem por ali precisa passar todos os dias, seja para ir trabalhar ou ir para casa, tem um enorme respeito pelas estórias de seus antigos. Isso é legal. O imaginário popular vive!
O que seria Poltergeist?
Poltergeist são manifestações sobre-humanas que não possuem explicações definidas para ações motora de objetos inanimados ou influência desconhecida sobre algo animado. São fenômenos que costumam mover copos, cadeiras, camas, pessoas etc sem uma explicação físico científica.
Cadeiras se movendo no ar sem auxílio físico em uma sessão de médiuns. Fotografia do blog: Arquivos do Insólito.
Tentaremos conseguir mais relatos de moradores sobre as curvas e mais informações sobre as lendas do Joaquim e do cão fantasma.
Boa Noite!



Nenhum comentário:
Postar um comentário