domingo, 4 de outubro de 2015

O Cemitério Municipal

O cemitério é muito comum na vida humana, tão comum que nos primeiros séculos da Idade Média toda atividade social e religiosa era feita em volta das lápides. Há relatos de tabernas com reserva de vinho no subsolo junto com ossada humana. É, se isso soa estranho, talvez seja melhor irmos direto ao assunto. 

O atual cemitério da cidade de Campanha fica na Rua Pastor Nivaldo de Oliveira e é conhecido por suas belas esculturas em mármore e pelos túmulos de pessoas ilustres e de famílias que estão por aqui já ha séculos.

     Anjo em mármore - Campanha MG - Fotografia retirada do Flickr.


    Caixão Infantil - Campanha MG - Fotografia retirada do Flickr.

O cemitério é um lugar de descanso, paz e respeito. Um lugar de saudades e que desperta a curiosidade e a arte de várias maneiras. Sua tristeza e os assombrosos túmulos já foram motivos para muitos contos e lendas da cidade. 

A LUZ DO TÚMULO

Três senhoras numa manhã marcaram de ir ao cemitério para rezar no aniversário de 1 ano de morte de um velho companheiro. Ao se aproximar do túmulo destinado, uma das mulheres viu por cima do ombro das outras duas uma luz esfumaçada interessante saltar de um túmulo e dirigir para outro, e assim se seguiu por mais 10 lapides até desaparecer por completo.
Logo que viu a estranha fumaça, informou as outras duas amigas, que também viram a atividade sobrenatural dançar no ar e cair sobre os túmulos.
Segundo uma das testemunhas, o que viram era uma 'manifestação boa', uma energia boa envida por Deus para acalmar as almas tristes.
Depois do ocorrido, as três ainda voltaram no mesmo mês mais duas vezes para rezar, nada mais foi visto.

O PÁSSARO FANTASMA

Um morador da Rua Martins de Andrade garante fielmente ter visto um pássaro de origem sobrenatural. Toda manhã, quando passava na frente do cemitério seguindo para o trabalho, via o tal sobre o muro. No começo não atribuía coisa estranha ao bichinho, tudo muito normal, até o dia que do nada, ele desapareceu no ar, como fumaça. Estranho?

ENTIDADE DE BICICLETA
É comum o cemitério ter uma imagem macabra nos livros e nos filmes e também no imaginário da população, mas essa  possível aparição é, sem dúvida, de 'arrepiar até um careca'. 
Nas noites, dizem alguns antigos moradores da região, que é comum aparecer atrás dos muros do cemitério um garoto com uma bicicleta, que se caso estiver com sorte (ou melhor não) pode vê-lo pelo portão. Bom, não seria uma coisa muito legal de se ver né? 
"Foi como um pesadelo" diz um morador próximo que viu o possível garoto fantasma. Continua "Eu até pensei em chamar a polícia quando o vi. Não é muito legal andar a noite no cemitério e ainda de bicicleta, poderia acabar se machucando ou depredando alguma coisa. Daí quando me aproximei do portão para chamar o garoto, ele pulou com a bicicleta sobre um dos túmulos que fica logo na entrada e seus olhos brilhavam como duas lanternas, seu cabelo era branco e eu conseguia vê-lo perfeitamente na escuridão. Fiquei com muito medo e segui direto para casa, sem saber se era uma pessoa ou qualquer outra coisa. Eu não acredito em fantasmas, mas não gosto de coisas assim."
E pelo o que ficamos sabendo, essa não foi a única vez que alguém vê um garoto estranho com uma bicicleta. Uma senhora, já falecida, costumava ver nos meses antes da morte um 'garoto com sua bicicleta' na sala da casa. Ela perguntava aos filhos e netos quem era o menino, não viam nada, ficavam assustados e tinham calafrios terríveis quando ouviam ela dizer essas coisas. Antes de morrer, a última vez que ela viu, segundo um de seus netos, foi dentro do próprio quarto, saindo pela porta. Dias após a sua última aparição, ela morreu. 


Mais casos do imaginário popular da cidade será postado. 


Boa Tarde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário